quarta-feira, 28 de setembro de 2011


Vídeo Conferência com a ministra Maria do Rosário,hoje na Assembléia Legislativa, em São Paulo
Hoje a tarde, na Assembléia Legislativa, sala 38, Sub solo, aconteceu a Vídeo Conferência  com a ministra Maria do Rosário e Osasco esteve  presente.  Do Conselho Sul: conselheiras Silvana Lombas e Meire Barreto. Do Conselho Centro:  conselheiras Rosi Ribeiro e Izabel Cristina da Cruz.
Estavam também presentes toda a equipe técnica do Sipia e ainda conselheiros de São Paulo e presidente da Associação dos Conselheiros e Ex Conselheiros do estado de São Paulo (ACETESP),Vitor Benez Pegler.
Consideramos bastante proveitosa a conferência em que a ministra demonstrou o valor de fato dos conselhos tutelares esclarecendo que conselheiro tutelar tem que acreditar que realmente é autoridade e não achar que tem que paparicar políticos. Tem que requisitar serviços e cobrar funcionamento das redes de atendimentos.



Em Vídeo-Conferência,Ministra defende Integração entre Conselhos Tutelares e Redes de AtendimentosA ministra Maria do Rosário defendeu hoje a importância de um trabalho conjunto dos conselhos tutelares com a retaguarda técnica da rede de atendimento. Ela esteve reunida com conselheiros tutelares de oito estados brasileiros em uma videoconferência que tratou da importância desses conselhos na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em todo o país.
“Hoje os conselhos tutelares estão presentes em 98% dos municípios brasileiros. Mas para desempenharem seu papel com propriedade, precisam de retaguarda técnica na rede de atendimento. Eles não são uma instância milagrosa”, afirmou a ministra. Rosário defendeu que o poder executivo municipal não pode apenas instalar o conselho, pois sem a rede de atendimento de saúde, educação, assistência social, justiça, entre outras, o trabalho fica prejudicado.
Além da importância da retaguarda da rede de atendimento, a ministra destacou a importância do conselho atuar de forma integrada com os conselhos de direitos – nas instâncias nacional, estadual e municipal –, buscando superar o isolamento de sua atuação; e também reivindicar estrutura adequada para o trabalho, como computadores, telefones, carros e funcionários.  
Temos que atuar juntos para que a importância do trabalho dos conselhos tutelares seja devidamente reconhecida dentro do Sistema de Garantia de Direitos”, afirmou Rosário. Para a ministra, notícias diárias veiculadas pela imprensa sobre violência contra crianças e adolescentes mostram que o cotidiano de trabalho dos conselheiros não é fácil. “Se queremos cumprir a proteção integral prevista na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, precisamos de políticas e ações integradas, com diálogo permanente”, defendeu.
Rosário ainda apresentou o trabalho desenvolvido pelas 17 Escolas de Conselhos instaladas e anunciou a instalação de mais duas ainda este ano. A meta, a curto prazo, é que cada unidade da federação conte com uma estrutura de capacitação dos conselheiros. A ministra ainda afirmou que o Governo Federal é favorável à aprovação do PL que tramita no Congresso Nacional estabelecendo remuneração aos conselheiros tutelares, direitos sociais e unificando o dia da eleição dos conselheiros em todo o Brasil. 



2 comentários:

  1. Eu tinha vontade de pular com a fala da ministra...mas é tão diferente na prática....meu Deus...só estando no conselho mesmo pra saber como é....mas acredito piamente em mudanças....por isso quero continuar nessa luta...

    ResponderExcluir
  2. Lindo esse vídeo... a gente não se cansa de ouvir...ouçam vocês também.

    ResponderExcluir