domingo, 9 de janeiro de 2011

Um Balanço Tutelar





Foi no ano de 2009 que assumimos o Conselho Tutelar. Janeiro. Fui logo me engajando com os outros municipios e me tornei coordenadora regional. eleita. (foto acima com toda a equipe .#fórum regional#). Nos reunimos, estudamos, fizemos encontros, discussões, fóruns, conferências e mais discussões e mais encontros. Socorremos municipios vizinhos ( o fórum). Falamos com prefeitos vizinhos.A luta era fortalecer os Conselhos Tutelares.
Cafés da manhã, almoços, churrascadas. Encontros para focar a união. O entendimento entre os municipios. Porco no rolete. bate papos. enfim, tudo que tinha que ser feito.


Congressos estaduais, participamos de todos.
E depois de tudo isso, já no inicio do ultimo ano de mandato, chego a conclusão que me sinto totalmente frustrada quanto ao não rendimento das ações concretamente executadas.
Ao menos, as que nos propusemos antes de assumirmos.
Em 2008 fomos capacitados por uma equipe espetacular, ( da PUC).Execelente capacitação. Transparência no processo eleitoral.
E já na capacitação, se falava de mudanças. Vida nova junto as ações conselheiras. Eu levei a sério. Vi , ouvi, achei que devia fazer e quantas foram as vezes que fui barrada.
mal interpretada. Recuei. Estudei e investi de novo e tive que recuar mais uma vez.
Em 2009 fui eleita na conferência da criança e do adolescente para participar da equipe que iria elaborar a mudança na lei. Me arrancaram. A decisão em conferência foi "agua abaixo".
deixa pra lá. não faço parte.
A mudança, até agora, nem no papel.
A sede do Conselho Sul ia pra região Sul, porque está no centro. Mas que nada. Só promessas.
As sedes ainda continuam juntas: centro e sul.No mesmo local.
Nossas familias saem , por exemplo, lá do bandeiras, Turibio, Padroeira e se deslocam até o Campesina, no centro da cidade. Muitos chegam à pé, por falta de dinheiro para o transporte.
E se tem a fala de que" somos um municipio em que criança e adolescente tem prioridade".
A sede do Conselho Tutelar Norte também sairia de dentro da Policlínica Norte. Diziam ( o poder público), que essa vergonha iria ter fim. Promessa em vão. A vergonha continua.No mesmo local.
Ficamos 01 ano sem transporte e quando chegou, era capenga. Continua capenga. 02 Kombes, pra tres conselhos. Teve discurso na entrega. E os conselheiros estavam lá. Presentes . Admitindo o erro. 02 carros pra tres conselhos. Conclusão: o atendimento é capenga. O conselho tutelar centro tem transporte 02 dias na semana. Ma terça, empresta do Norte e na quarta , empresta do sul. E toda terça é uma confusão, porque o norte sempre tem prioridades. Sempre precisa.
depois , a história do Sipia ( um programa de atendimento digital , que facilita o armazenamento de dados). Imaginem voces, que não sabemos por exemplo, quantas crianças nossas já foram adotadas. Quantas estão pra ser adotadas. Quantas já foram destituidas. Quantas adoções foram pra outros paises. Dado algum.
Sipia está sendo implantado desde o meio do ano de 2010. Não conseguimos usar ainda.
Os computadores chegaram , mas não tem em todas as mesas. Somos em 05 conselheiros por conselho e chegaram 04 computadores. Atendimento capenga de novo.
( costumo dizer que é a cidade saci).
O prefeito nunca nos atendeu, mesmo com muitos oficios encaminhados solicitando audiência.
Também, nunca nos recebeu em seu gabinete.
O juiz da Vara da Infância e Juventude, numa reunião cobrou da Secretária de Assistência e Promoção Social, atitudes concretas em relação às Casas de Acolhimento e nunca mais falou no assunto.
Até hoje,todos estão na mesma situação . Nada foi alterado.
Me sinto como se estivesse sentadinha na poltrona de um trem e pela janelinha, olhando toda a movimentação do lado de fora . Só olhando. Porque nesse caso o ditado " 01 andorinha não faz verão" é exatamente correto. Porque se faz necessário o colegiado e este, está no trem também.
Que venha o 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário