sábado, 17 de janeiro de 2009

Indignada.

Nem sei se realmente é essa a palavra correta para falar de fatos tão corriqueiros, porque nem sei o quanto de pessoas se sentem ainda sensibilizados pela causa da criança e adolescente , de fato!

Para quem lida ou milita na causa, sabe que o estatuto da criança e adolescente diz no seu artigo 18: "é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo -os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor"

Fora isso, ainda tem o fato de que fomos criados numa sociedade praticamente cristã, onde os ensinamentos são no sentido de que na formação em familia, devemos nos respeitar e amarmos uns aos outros como irmãos.

Pois bem, assumi o conselho tutelar centro, na cidade de Osasco, em janeiro desse ano e não demorou nada para que já me deparasse com um caso de intolerância em relação à criança e adolescente, que deveria, para então ser provido de respeito, ficar sem alguns de seus direitos, como por exemplo: esporte/ lazer/liberdade/convivência familiar e comunitária.

Meu Deus! aí paro e penso, não!!!!!!! quase que nem penso e já quero sair para resolver o caso à minha maneira: será que não dá para a pessoa entender que essa criança ou esse adolescente tem direitos?????? será que não dá pra entender que todos nós, se não fomos, no mínimo seremos crianças e adolescentes?????

Muitos respondem: Veja bem, assim como a criança tem direitos, os adultos também os tem!

Stop!!!!!! Todos temos direitos! Mas não será racional, os adultos conseguirem pensar e tomar decisões mais sábias, ou estamos na inversão de tudo e serão elas ( pequenas e médias) que estarão no controle de situações tão adversas?????

E foram vários dias, que isso me incomodou.....pensei/ refleti e decidi dividir essa angústia. Porque não dá para ficarmos parados diante de fatos tão simples e que nós adultos complicamos tanto!!!

Não sei se é falta de calor humano/ amor ao próximo/ entendimento da palavra familia/ acréscimo das palavras coerência e cativar. Quaisquer que sejam os fatores, passou da hora de nós ,seres humanos adultos pararmos para refletirmos sobre nossas ações frente ao mundo como um todo.

Todos nós podemos mudar!

Todos nós podemos ajudar/ colaborar/cooperar!

Passou da hora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário