segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Denuncie....Não sejamos omissos....

Porque será que é tão difícil denunciar quem maltrata ? Quando a pessoa que espanca  é conhecida..de repente uma pessoa querida, muito próxima, mãe , sei lá...então, fica muito mais complicado e os mal- tratos 
vão se estendendo podendo levar a morte, e não podemos deixar de ressaltar que a morte do intelecto e do psicológico já aconteceu, de fato.
Ontem eu recebi uma ligação de alguém que queria entender como proceder em caso assim, sendo que a vítima é um adolescente de 12 anos. A pessoa relatou que o menino quer muito ir pra casa dos avós e os avós não vêem a hora de estar com ele...de abraçar, acarinhar, de poder repassar valores que até então, estão muito distantes e irreais.
Então expliquei passo a passo algumas alternativas que impediriam disso voltar acontecer. Mas a pessoa , não quer denunciar, não quer repassar endereços, nomes, enfim.
Fico eu agora pensando quem pode ser esse menino, como ele está nesse momento, e se de fato é real ou se é um quesito conflito familiar gigante onde os avós paternos querem o neto a qualquer custo.
Bom, não saberei, ao menos por hora. Deixei a porta aberta pra uma nova conversa e repassei telefones dos Conselhos Tutelares, de conselheiros amigos, de delegados amigos, enfim, deixei-o a vontade esclarecendo todas as garantias de direitos desse adolescente. 
Mas quero aqui salientar a importância de se denunciar. Somos todos responsáveis por tudo que acontece com criança e adolescente independentemente se somos ou não próximos ou parentes. Somos cidadãos e devemos zelar pela garantia de direitos. Isso tudo é esclarecido no artigo 70 do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) e de modo algum podemos ficar na berlinda, omissos, já que omissão também é Crime.
Bora lá minha gente, tenhamos coragem e façamos denuncias para que possamos proteger quem de fato merece proteção.
Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário