sábado, 3 de março de 2012

Até quando?

Chega de impunidade. Chega de fazermos de conta que estamos militando,  fazendo.

Ei, precisamos dar conta dos nossos atos, das nossas atitudes. Ninguém vai ficar impune frente àquli que não fez. Não podemos ficar omissos a tantas mazelas.Ei, cada um de nós vamos ter que arcar com nossos atos. Vamos em frente sempre, fazendo cada um a  sua parte.
Criança e Adolescente tem prioridade. Não tentem tapar o sol com uma peneira. Tem prioridade sim e devemos exigir isso. Vamos à luta!


Acho muito importante darmos importância aos bate papos pra tratarmos de assuntos voltados à Criança e Adolescente. Família é primordial na vida deles e devemos nos atentar sim, a buscar nas famílias o devido valor.

Eu estava dando uma espiada nos blogs que falam desse assunto e dei de cara com essa matéria, que achei muito bacana e resolvi compartilhar com vocês, Conselheiros Tutelares ( titulares) que podem fazer a diferença na militância Criança e Adolescente. 
Sei das dificuldades do Dia a Dia porque vivi isso. Entendo as dificuldades de trabalhar em equipe e o quanto é complicado darmos conta de atividades de prevenção se nem conseguimos dar conta das emergências. Mas Juntos seremos Maiores. Todo Conselho tem uma equipe de suplentes que pode e deve ajudar nessa luta. Basta que haja articulação, porque afinal, a regra é uma só: lutar pela garantia de direitos.


Papo Cabeça discute Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes

Realizado no dia 12 de dezembro de 2011, o Papo Cabeça “Informação Não Ocupa Espaço” reuniu cerca de 100 alunos da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC/Nova Contagem), entre eles alguns adolescentes participantes do Projovem e demais projetos da Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem. O palestrante convidado, Moisés Barbosa, da Coordenação Executiva do Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais - RAD-FEVCAMG - abordou a temática  “Violação de Direitos - Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Ele exibiu o vídeo do Canal Futura: “Que exploração é essa?” e teve uma participação ativa dos alunos presentes.
O palestrante utilizou também a dinâmica do papel amassado para demonstrar que "da mesma forma que uma folha amassada jamais volta a ser a mesma, os abusos também deixam marcas para o resto da vida”, disse Moisés, que finalizou sua exposição agradecendo a receptividade, educação e o carinho que os adolescentes demonstraram a ele.
           Promovido pela Casa de Apoio, Projovem, Funec/Nova Contagem, RAD-FEVCAMG  e pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o evento foi realizado em dois momentos, contando na abertura com uma fala do Diretor da Escola, Geraldo Magela, e com a exibição do vídeo institucional de apresentação da Casa de Apoio. Em seguida os  presentes ouviram a explicação da proposta metodológica da noite: O que é a RAD-FEVCAMG. O clipe da música “Até Quando” interpretada pelo cantor Gabriel Pensador, foi apresentado aos participantes com o objetivo de instigar os jovens a refletir sobre qual a postura que temos em relação a tudo o que vem acontecendo no Brasil.
Para finalizar o Diretor da Escola agradeceu à Casa de Apoio pelo empenho e dedicação nas atividades de formação dos adolescentes da comunidade. ”Foi uma noite muito agradável, Deus nos abençoou  de uma forma maravilhosa, pois no momento da atividade, caía uma forte chuva em quase todas as regiões, menos, aqui em Nova Contagem... Glória a Deus!”, disse a Educadora Social Márcia Espindula, que concluiu: “Acreditamos que para haver transformações na nossa comunidade é necessário uma formação continuada dos nossos adolescentes”.

Márcia
Casa de Apoio - Nova Contagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário