Difícil Tarefa
Muita coisa aconteceu nesses meses que fiquei sem contatos através deste mundo vitual......
Na sede do Conselho Centro da cidade de Osasco, muita água rolou, muitos assuntos para nos deixar atentos a tudo e em meio a tantas dificuldades para executarmos nossas ações, ficamos imbuidos o tempo todo de muita vontade de continuar lutando......
continuar na briga para a tão sonhada garantia de direitos de crianças e adolescentes.....
agora,cá entre nós, isto não é tarefa fácil.
São vários os momentos que fico pensando no quanto é complicado as tentativas de auxilio,quando um tantão de coisas não funcionam.....
Um exemplo prático:
Quando decidi me inscrever para ser conselheira tutelar,pensei no quanto poderia fazer para melhorar a vida de tantas crianças e adolescentes ,até mesmo daquelas que eu já conhecia, já tinha contatos, já tinha inclusive convívio.
Eu pensava que como não tinha nada nada de autoridade, se tornava dificil ,mesmo que eu gritasse, sapateasse, enfim..... afinal, me falaram que conselho tutelar é autoridade!
Vejam que coisa: descubro que essa tal "autoridade" continua pequena, porque preciso de minha autoridade enquanto ação conselheira,num colegiado, e aí já começam as barreiras, visto que a ajuda que vc acha que deva acontecer, outros dentro do conselho pode achar que não deva acontecer.....até porque depende do que vc vai fazer, é melhor não fazer(fica tão complicado, despende de tanto tempo, que é melhor deixar pra lá)...entendem?
Mas deixa pra lá........kkkkkk
me inscrevi , passei por uma entrevista com um psicólogo e então, estava pronta para uma capacitação, que aconteceu com técnicos da PUC. E realmente foi muito bom.
Detalhe: me fizeram acreditar que o Eca(estatuto da criança e do adolescente) deve ser a ferramenta fundamental na luta desses direitos que estou descrevendo. Acreditei!!!!!!!
Debrucei-me nele e quase consegui decorar os seus 267 artigos, na íntegra.
Fiz a prova e consegui a nota máxima.
Muito bem!!!!!!
Estava ápta a concorrer as eleições do conselho tutelar da cidade de Osasco.
Campanha eleitoral total: me empenhei; fui às ruas, andei cada metro desse chão dizendo aos amigos, conhecidos , que eu estava pronta a fazer a diferença; aliás o slogan da campanha era:
"Elejam Bons Conselhos".
Participei de palestras, entrevistas, feiras de rua... enfim.....foi um corre corre danado. (claro que isso aconteceu com todos os candidatos).
Chegou o Dia da Eleição: Outro Corre!!!
Dia todo nas escolas; tudo muito organizado, como uma eleição de prefeito,vereadoes,deputados, enfim.....tudo legalizado,com fiscais,urnas,promotores,tudo certinho.
Aí, a apuração e eis que meu nome está lá: na listagem dos eleitos.
Fico feliz e certa de que posso enfim, valorizar este árduo trabalho conselheiro.
Tomamos posse no dia 13 de Dezembro de 2008 e no dia 02 de Janeiro de 2009(este ano),assumimos nossas funções.
Nada de entender de fato, porque quem deveria repassar os serviços já tinham "vazado" (no ditado popular).
Aprendemos sózinhos, (ainda estamos aprendendo).........
Muita coisa por fazer ainda, mas estamos lá, juntos, firmes, tentando nos manter equilibrados,fazendo tudo com embasamentos na lei (Eca).
Logo no inicio do ano, aconteceu uma eleição para tirarmos o Fórum Regional (com o envolvimento dos 15 municipios da Grande Oeste). Me elegeram uma das coordenadoras e reunião daqui, outras de lá...... ansiedade, vontade e sede de mudança, erros, acertos e enfim, estamos quase encerrando o ano..... e estou cá,com uma porção de caraminholas na cabeça no sentido de repensar e refletir sobre o que realmente somos.
Não posso dizer que nada mudou, porque estarei mentindo, afinal, pude ver familias se amando mais, familias se reconciliando, tomando rumos certos......
Foram tantos os encontros, até regionais e tantas reflexões, tantas ações......
mas quando me deparo com documento sobre a mesa de pedido de representação para conselheiros que decidiram aplicar medida de proteção(lavrando BO e retirando -o do local, para resguardá-lo) à adolescente que foi abusado dentro de abrigo,fico pensando se valores morais não estão sendo invertidos,
fico na dúvida se os ensinamentos que recebi no sentido de amor ao próximo, de proteção aos que de nós necessitam foram em vão.
Deus nos ajude, nos dê o discernimento e forças para continuarmos lutando.
Aos companheiros conselheiros que estão nessa luta e não deixaram de acreditar,a paz do Senhor Jesus.
Rosi Ribeiro
Conselheira Tutelar Centro- Osasco.